Hospedagem de Sites com cPanel, PHP, MySQL, Emails e SSL Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

       

 

 


SÍNTESE HISTÓRICA
SÍNTESE HISTÓRICA

SÍNTESE HISTÓRICA

 

36º BPM

 

     

A 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (9ª CIPM) foi criada pela resolução nº 376 da Secretaria de Estado de Segurança Pública de 25 de setembro de 2000 e com a Resolução nº 556, publicada em Boletim da Polícia Militar de nº. 093 de 23 de agosto de 2002 foi criado o 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM).

O 36º BPM tem sede no Município de Santo Antônio de Pádua, que teve sua inauguração no dia 28 de março de 2001, em grande estilo e transformada em Batalhão no dia 16 de agosto de 2002, tendo como patrono o Major PM Enésio de Oliveira.

O Trigésimo Sexto Batalhão da Polícia Militar foi criado com o objetivo de fortalecer ainda mais o relacionamento entre a comunidade e a Polícia Militar, tendo por missão a preservação da Ordem Pública através da Operacionalidade do Policiamento Ostensivo com companhias destacadas nos Municípios de Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Miracema, Cambuci e São Sebastião do Alto.

        O efetivo atual do 36º BPM é de 511 (quinhentos e onze) Policiais Militares. O Trigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar desenvolve também projetos na área social, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD), que é desenvolvido nos Estabelecimentos de Ensino e o projeto social “Recrutando talentos” desenvolvido na Escola Municipal Manoel Miguel Souto EM Santo Antônio de Pádua, com várias modalidades de esportes.      

Além disso, vem sendo realizado um trabalho de Educação Física com o Público Interno como forma de lazer e melhoria na qualidade de vida bem como realização de torneios visando a integração entre as companhias.   

 Atualmente o 36º BPM é Comandado pelo  Cel PM João Carlos Alves Ribeiro.

 

 

                                     COMPANHIAS DO 36º BPM

 

 

 

MUNICÍPIO

CIA

ÁREA

PÁDUA

603,4 Km²

APERIBÉ

94,6 Km²

ITAOCARA

431,3 Km²

MIRACEMA

304,5 Km²

CAMBUCI

561,7 Km²

S.S.DO ALTO

397,9 kM²

      O efetivo atual do 36º BPM é de 511 (quinhentos e onze) Policiais Militares. O Trigésimo Sexto Batalhão de Polícia Militar desenvolve também projetos na área social, como o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD), que é desenvolvido nos Estabelecimentos de Ensino

 

 ASPECTOS FÍSICOS E POLÍTICOS

 

A área do 36º BPM é formada por regiões serranas e várzeas, com ligeiras ondulações no terreno. A vegetação original foi totalmente alterada pela ocupação sistemática e errônea da população, restando atualmente campos herbáceos representados por extensas e acanhadas pastagens, que dão lugar à pecuária local, tendo um papel representativo no período chuvoso, sendo escassas na estiagem, com reflexos negativos à criação bovina.

O clima é quente com variações locais, ameno nas partes altas, e úmido nas partes baixas, com chuvas estacionais que vão, aproximadamente, de outubro e março. A região é muito afligida por enchentes nesse período de chuvas, pelas cheias dos rios Pomba e Paraíba do Sul.

Limita-se com o Estado de Minas Gerais e os Municípios de Itaperuna, Laje do Muriaé, Italva, São Fidelis, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Macuco e Cantagalo

Município de Santo Antônio de Pádua

  1. a) Sede - 1º Distrito
  2. b) Baltazar - 2º Distrito
  3. c) Santa Cruz - 3º Distrito
  4. d) Marangatu                        - 4º Distrito
  5. e) São Pedro Alcântara - 5º Distrito
  6. f) Monte Alegre - 6º Distrito
  7. g) Paraoquena - 7º Distrito
  8. h) Ibitiquaçu - 8º Distrito

Município de Miracema

  1. a) Sede - 1º Distrito
  2. b) Paraíso do Tobias - 2º Distrito
  3. c) Vendas das Flores - 3º Distrito

Município de Cambuci

  1. a) Sede - 1º Distrito
  2. b) Monte Verde - 2º Distrito
  3. c) São João do Paraíso - 3º Distrito
  4. d) Funil - 4º Distrito
  5. e) Três Irmãos -5º Distrito
  6. f) Cruzeiro - 6º Distrito

Município de Aperibé

  1. a) Sede - 1º Distrito

(o município ainda não foi dividido em distrito)

 Município de Itaocara

  1. a) Sede - 1º Distrito
  2. b) Laranjais - 2º Distrito
  3. c) Portela - 3º Distrito
  4. d) Jaguarembé - 4º Distrito
  5. e) Estrada Nova - 5º Distrito
  6. f) Batatal - 6º Distrito

Município de São Sebastião do Alto

  1. a) Sede -1º Distrito
  2. b) Valão do Barro -2º Distrito
  3. c) Ipituna -3º Distrito

Condições Sócio - econômicas da população

 

Condição Social

Saúde

A população existente na área de atuação do 36º BPM, que é de baixo poder aquisitivo, recorre basicamente, aos serviços médicos dos Postos de Urgência e Hospitais Municipais, para os mais diversos tipos de atendimentos nosocomiais. 

               

Educação

Na área de atuação do 36º BPM, o número de escolas existentes  cobre, de modo satisfatório, as necessidades de ensino da região. Em toda área do 36º BPM existem duas faculdades federais, sendo uma de Ciências Contábeis em Miracema e uma de Licenciatura em Matemática em Santo Antônio de Pádua, ambas pertencentes ao programa de interiorização da Universidade Federal Fluminense; no município de Itaocara funciona o Consórcio CEDERJ, vinculado a SECT (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia) e a 05 (cinco) Universidades públicas do estado do Rio de Janeiro: UENF UERJ, UFF, UFRJ e UNIRIO, que oferece a graduação em pedagogia, matemática e biologia, à distância. Existe também uma instituição de ensino superior particular, FASAP – Faculdade Santo Antônio de Pádua/RJ, oferecendo os cursos de Direito, Administração, Educação Física e Enfermagem, provocando assim uma grande movimentação de estudantes de outras cidades, inclusive do Estado vizinho de Minas Gerais, em busca de cursos oferecidos por estas instituições de Ensino Superior.  

 

Crianças e Adolescentes Delinqüentes Abandonados 

O problema de menores delinqüentes e abandonados na área é pequeno, mas preocupante, visto que os serviços de Assistência Social dos Municípios não dispõem de qualquer infra-estrutura para atendimento desses casos.

 

Saneamento

Embora em condições precárias, existe saneamento básico nas áreas urbanas das sedes dos Municípios pertencentes a área de atuação do 36º BPM e na grande maioria nos distritos .

Nas zonas rurais e alguns distritos, os sistemas de abastecimento de água potável, bem como de esgoto, são improvisados pelos próprios moradores.

 

Condições Econômicas

A região tem na pecuária a base de sua economia com o aproveitamento de sua bacia leiteira, que é uma das mais representativas do Estado.

A agricultura, que fica em plano secundário, produz arroz, café, feijão, milho, etc;

Nos recursos minerais locais encontramos reservas de mármore, feldspato, quartzo, caulim e água mineral.  

SUBÁREAS DE POLICIAMENTO

A área do 36º BPM está dividida para efeito de policiamento em cinco subáreas, cada uma delas sob a responsabilidade de uma Companhia de Polícia. Foi adotado como critério para divisão da área as condições das vias terrestres que permitiam melhores condições de acesso rodoviário dos comandantes de subunidades aos seus elementos desdobrados, bem como a integração de cada Companhia integrada com a Delegacia Policial Correspondente.

 Subunidades existentes na Uop:

Primeira Companhia de Polícia Militar - Santo A. de Pádua

Segunda Companhia de Polícia Militar - Itaocara

Terceira Companhia de Polícia Militar- Miracema

Quarta Companhia de Polícia Militar - Cambuci

Quinta Companhia de Polícia Militar - São S. do Alto